Phorland

4Commerce - FAQs

4Commerce

As Perguntas Frequentes 4Commerce servem para esclarecer qualquer dúvida sobre este módulo.

Este módulo foi criado para responder às necessidades de todo o tipo de exploração/empresa. Pode emitir todo o tipo de documentos e no final do mês exportar o ficheiro SAF-T.

Tenha sempre à mão a informação comercial da sua empresa. Fature onde quer que esteja com toda a comodidade.

Se não encontrar resposta a uma dúvida nas nossas Perguntas Frequentes 4Commerce , que tenha sobre este módulo, entre em contacto connosco.


P: O módulo 4Commerce é um software certificado?

Sim, o 4Commerce é um programa certificado pela Autoridade Tributária, com o n.º 2455/AT.

P: É possível gerar o ficheiro SAF-T?

Sim. O 4Commerce é um programa certificado pela Autoridade Tributária e permite a exportação do ficheiro SAF-T.

P: Posso emitir recibos parciais? E registar várias formas de pagamento na mesma fatura?

Sim. O 4Commerce está otimizado para a emissão de recibos parciais. Ao emitir faturas, pode escolher várias formas de pagamento.

P: O 4Commerce está preparado para as novas regras de faturação?

O programa de faturação 4Commerce está preparado para as novas regras de faturação em vigor em Portugal desde 1 de Janeiro de 2013. Tornou-se obrigatório, por lei, emitir uma fatura em qualquer transmissão de bens ou prestação de serviços, independentemente do valor ou de o adquirente ser uma pessoa singular ou coletiva.

Esta medida é aplicável a todos os setores de atividade. Juntamente com a obrigatoriedade de emissão de fatura, passou a existir um novo tipo de documento chamado fatura simplificada. Uma outra novidade é que todos os documentos fiscais (guias, faturas, faturas simplificadas, faturas/recibo, notas de crédito e notas de débito) devem ser comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira até ao dia 25 do mês seguinte à sua emissão.

O 4Commerce possibilita a comunicação dos seus documentos através de envio automático direto para a Autoridade Tributária ou através da exportação do SAF-T PT mensal. Os documentos de transporte, (Guias de Transporte, Remessa ou Devolução), também terão que ser comunicados para a Autoridade Tributária, assim que forem finalizados no 4Commerce.

P: O que é necessário guardar ao fazer a transição entre programas de faturação?

“Ao mudar de software de faturação, deverão ser conservadas cópias de segurança de todos os livros, registos e respetivos documentos de suporte por um período de 10 anos (artigo 123.º do CIRC). Isto incluí os ficheiros SAFT-PT e as faturas em formato papel ou eletrónico do programa anterior. Este arquivo pode ser mantido em formato totalmente digital, se preferir.”

P: Posso importar dados de outros programas de faturação?

Para já não. No entanto estamos a trabalhar para disponibilizar esta funcionalidade.

P: Onde posso ver as isenções possíveis do IVA?

Poderá consultar toda a informação sobre os tipos de isenção, ao nível nacional e internacional, na página oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira.